Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às funcionárias da Prefeitura e às mulheres de Ibititá, de maneira geral, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira (27) um ciclo de palestras sobre climatério e menopausa. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu diversos especialistas que esclareceram dúvidas e deram dicas para amenizar sintomas dessa fase de transformação a qual toda mulher saudável é submetida. A abertura ficou por conta do educador físico Clairton Oliveira, responsável por introduzir o tema e destacar a importância da atividade física regular na vida da mulher. O médico Rafael Barreto apostou no bom humor na palestra sobre “mudanças fisiológicas e patológicas no climatério”: usando exemplos do dia a dia, especialmente sobre relacionamentos com maridos e filhos, ele falou sobre as alterações hormonais vivenciadas pelas mulheres ao longo da vida, da pré-menopausa à pós-menopausa.

“É claro que há turbulências, mas é preciso entender que essa é uma fase de transformação”. Palavras da psicóloga Gisele Machado, que em sua palestra destacou o tema “sexualidade no climatério”. Com empatia e numa linguagem direta, ela abordou situações cotidianas para esclarecer as funções do estrogênio, hormônio sexual que confere todas as características femininas das mulheres. Além disso, Gisele Machado desmistificou o envelhecimento como condição preponderante para perda da qualidade de vida da mulher e tratou a sexualidade como algo bem maior do que o simples ato sexual: “a sexualidade tá no amor, no carinho, na motivação das relações interpessoais… Por isso é importante o diálogo, por isso é importante conhecer seu parceiro para que a vida do casal não seja prejudicada pela rotina”.

O evento contou ainda com demonstrações bem específicas, que ficaram a cargo do enfermeiro Rosalvo de Castro, e bate-papo sobre alimentação saudável com a nutricionista Alda Alencar. “A mulher consciente, previne”, pontuou a titular da pasta da Saúde, Stéfani Vieira Amaral. O ciclo de palestras teve o apoio operacional de toda equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Ibititá.

Prefeitura de Ibititá – Cidade em Desenvolvimento